segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

TENDA DO SUOR - Uma Terapia Milenar Indígena!

A Tenda do Suor, também chamado de Temaskal (Da língua indígena Nauatl, originária do México, que significa “Casa de Limpeza/Purificação”) ou Inipi (para os nativos das planícies da América do Norte) é uma terapia milenar usada pelos povos indígenas, trata-se de uma Sauna Sagrada onde os participantes recebem uma profunda limpeza no corpo físico, emocional, mental e espiritual.

Essa terapia auxilia na cura de doenças agudas e crônicas, estimula os órgãos e limpa toxinas acumuladas por medicamentos, produtos químicos, alimentação inadequada, fumo e bebida alcoólica. Promove uma limpeza sanguínea, estimulando as glândulas. Em 50 minutos é eliminado um litro de suor com toxinas, ácido úrico, colesterol e gorduras.

O Temaskal também é eficaz para obesidade e o rejuvenescimento da pele, limpa os seios nasais e paranasais através dos vapores aromáticos de plantas curativas. Alivia sinusites, catarro, asma e bronquite. Seu efeito relaxante combate a insônia e o stress.

No Temaskal, a pessoa entra em contato direto com os elementos da natureza (água, terra, fogo e ar), simbolicamente a Tenda representa o Útero da Mãe Terra, promovendo um processo de renascimento em todos os participantes.

Temaskal com Aromaterapia

Aliado à prática milenar e ancestral da Tenda do Suor, são utilizados óleos essenciais, a "alma" da planta, que possibilitam aprofundar a cura, em diferentes níveis.

Sobre a Tenda do Suor:

As Pedras são o elemento condutor da terapia, consideradas pelos povos antigos como seres portadores de registros e memórias, são esquentadas em uma fogueira e entram incandescentes na Tendo do Suor.

A cerimônia do Temaskal nos permite ir de encontro com nossa memória ancestral, acessar arquivos ou registros antigos. A falta de visibilidade dentro da Tenda nos leva a um contato profundo com a escuridão, à sensação de estar dentro do útero de nossas mães, um lugar quente, úmido, limitante; fatores que favorecem o encontro de nosso ser verdadeiro, de nossa essência.

O contato com os quatro elementos é direto e íntimo. A terra é a casa onde entramos, é o solo no qual deitamos o corpo e entregamos nossas dores, é o que nos acolhe. O fogo esquenta as pedras que contem registros ancestrais e que entrarão incandescentes no centro da Tenda. A água transforma o calor contido nas pedras em vapor, que toca nosso corpo abrindo nosso poros e permitindo a “medicina” das pedras nos curar. O vento é o que nos refresca e nos da vida, cada vez que a porta abre para recebermos mais pedras e, finalmente, quando renascemos, saímos da tenda completando nosso parto! Uma nova oportunidade, um novo tempo, um recomeçar!
Aho Mitakuye Oyasin - Por Todas Nossas Relações!

Nenhum comentário: