quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

O ENCONTRO DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO COM A VIRGEM DE GUADALUPE!



 
Presidente da Irmande de Nossa Senhora do Rosário dos Arturos e Mayas de Chiapas, em Tlalpan-DF, México!   
Em abril de 2008, Durante o Festival Ollinkan de Culturas de Resistência, em Tlalpan, México-DF, representantes da Comunidade dos Arturos (agrupamento familiar, na região metropolitana de Belo Horizonte e formado pelos descendentes de africanos remanescentes de quilombo), realizam três apresentações na região metropolitana da cidade do México. A principal manifestação cultural dos Arturos é o congado, onde, nas Festas e ocasiões solenes, tocam seus Tambores Sagrados em louvor de Nossa Senhora do Rosário.
Tambor mexicano antigo escupido com uma águia e um condor!
Esse evento ocorreu 40 anos após os dramáticos e transcedentes acontecimentos envolvendo Regina, a Rainha do México! (Para saber mais:  kawribas.blogspot.com.br)
 A terceira e última apresentação dos Arturos, no Bosque de Tlalpan, foi encerrada com a multidão, emocionada pelos toques dos Tambores Sagrados do Congado, gritando “BRASIL”! Junto com a resposta dos brasileiros no palco ao microfone: “MÉXICO”! Após esse momento mágico, os Arturos fizeram questão de visitar a Basílica da Virgem de Guadalupe, onde se emocionaram ao contemplar a imagem da Santa, milagrosamente estampada há mais de quinhentos anos no manto do índio Juan Diego. Para o Brasil, protegida dentro de um tambor, veio uma imagem da Virgem mexicana, que hoje se encontra no altar da capela da Comunidade, em Contagem-MG.
Os Arturos em frente à Igreja do Rosário, próximo a Tlalpan.


Uma antiga profecia indígena mexicana diz que a Cura da Terra estaria bem próxima quando o milho começassem a nascer com as quatros cores desse alimento sagrado: vermelho, amarelo, negro e branco, juntas na mesma espiga. Para alguns, as cores simbolizam os indígenas, asiáticos, africanos e europeus unidos como humanidade!             
   Essa visita da ancestralidade afro-brasileira ao coração do México indígena ancestral foi um evento transendental! Um Sagrado Encontro de Nossa Senhora do Rosário com a Virgem de Guadalupe!

Nenhum comentário: