Xamanismo é um termo cunhado por antropólogos para definir um conjunto
de práticas ancestrais de cura, êxtase, devoção e conexão com o transcendente.
Esse conjunto de práticas é encontrado em todo o mundo, o que transforma o
xamanismo em um fenômeno universal essencialmente humano. Suas origens remontam
a 40 ou 50.000 anos atrás, no período paleolítico, o que o torna a primigênia
forma do ser humano se conectar ao sagrado e a mais antiga prática espiritual
da humanidade.
A expressão originou-se a partir da palavra “Saman”, que é a denominação
dada pelos povos das estepes da Sibéria e Mongólia à pessoa, ao especialista,
que domina e utiliza essas práticas ancestrais e detém o conhecimento e
sabedoria ancestral relacionado às mesmas.
Entre os fundamentos do xamanismo estão o reconhecimento do sagrado e
transcendente na diferentes manifestações de vida e respeito pela ecologia; a utilização
dos inúmeros recursos naturais de cura oferecidos pela natureza, disponíveis
nos reinos mineral, vegetal e animal; a relacionalidade e interconectividade de
tudo; a necessidade de expansão da consciência humana e a comunicação com
outros mundos, dimensões e realidades.
Atualmente, essas práticas e técnicas ancestrais apresentam-se como
eficientes métodos para se curar inúmeros males do corpo e da alma, como a adicção
em seus inúmeros aspectos e formas.
Na visão xamânica, a saúde é fruto de uma vida equilibrada. Quando
qualquer área da vida encontra-se em desequilíbrio o resultado são
enfermidades. Ao contrário, quando se vive em equilíbrio, experimenta-se
harmonia, bem-estar, felicidade e paz, manifestando a beleza!
O processo de cura no xamanismo busca trazer de volta esse equilíbrio,
que, por algum motivo, foi afetado em algum aspecto do ser: físico, emocional,
mental ou espiritual.
Para se alcançar esse propósito, são utilizadas técnicas como “jornadas
extáticas” (as viagens a outras dimensões da consciência, conduzidas pelo toque
do tambor por ex.), cantos, defumações, banhos, plantas medicinais, pedras e
cristais e inúmeras outras ferramentas. No contexto xamânico, qualquer meio que
contribua para que o equilíbrio seja reestabelecido é chamado de “medicina”.
Em minha prática de cura e experiência como terapeuta de medicina
ancestral (xamanismo), pude testemunhar muitos sucessos no tratamento e auxílio
à pessoas com adicções, principalmente o cigarro e drogas como o crack.
No trabalho de cura da adicção do cigarro, é utilizado o próprio tabaco,
porém em um contexto ritual e de cura, fumado com reverência e propósito,
demonstrando à pessoa uma outra maneira de se relacionar com o poderoso
espírito do tabaco, a força espiritual da Planta do Tabaco que é utilizada
milenarmente em todo o continente americano, no sul e norte, como um eficiente
recurso de cura e comunicação com a dimensão espiritual.
Apresentar a uma pessoa com adicção em cigarro uma maneira diferente de
relação com o Tabaco produz um efeito imediato e definitivo. Ironicamente é uma
maneira de se parar de fumar fumando.
De maneira análoga, também foi obtido êxito no trabalho de cura da adicção
de crack por meio de ferramentas xamânicas, no caso do crack, derivado da coca,
Planta Sagrada e também de utilização milenar na extensa região
Andino-Amazônica, são as folhas de coca, também em um contexto ritual, o
principal instrumento da prática de cura xamânica. Neste caso, é realizada uma
cerimônia tradicional de preparação de uma oferenda à forças e poderes de cura
da Mãe Natureza, chamada na região andina de Pachamama.
Nessa Cerimônia pratica-se o AYNI,
a Reciprocidade com as forças que sustentam a Vida e proporcionam saúde e bem
estar. Na oferenda são colocadas folhas de coca, grãos, doces, incensos
naturais e outros elementos simbólicos que visam agradar e alimentar as forças
da Natureza. Durante todo o período de preparação da oferenda, se “masca” as
folhas de coca para manter uma constante conexão com as forças da natureza e o
espírito da Planta.
Além dessas práticas, também testemunhamos a eficácia da cerimônia da
Tenda do Suor ou Temazkal[1] no
auxílio e tratamento a adicções múltiplas, incluindo drogas, álcool, doces e
outros.
A Tenda do Suor é uma terapia milenar usada pelos povos indígenas, e
consiste de uma Sauna Sagrada onde os participantes recebem uma profunda
limpeza no corpo físico, emocional, mental e espiritual.
Essa terapia auxilia na cura de doenças agudas e crônicas, estimula os
órgãos e limpa toxinas acumuladas por medicamentos, produtos químicos,
alimentação inadequada, fumo e bebida alcoólica. Promove uma limpeza sanguínea,
estimulando as glândulas. Em 50 minutos é eliminado um litro de suor com
toxinas, ácido úrico, colesterol e gorduras.
O Temaskal também é eficaz para obesidade e o rejuvenescimento da pele, limpa
os seios nasais e paranasais através dos vapores aromáticos de plantas
curativas. Alivia sinusites, catarro, asma e bronquite. Seu efeito relaxante
combate a insônia e o stress.
Porém, todo o processo de limpeza do corpo físico e desintoxicação
promovidos pelo Temazkal são apenas a primeira parte do processo de cura!
A Tenda do Suor estimula processos de transformação internos, alcança
pontos no mais íntimo de uma pessoa, o contato com o silencio propicia uma Paz
que preenche e acalma, permitindo ir fundo em dores e medos. O escuro, o local
fechado, a permanência em uma posição aparentemente incômoda, o calor, são
fatores que levam ao despertar de diversos sentimentos. Uma cerimônia de
Temazkal possibilita a consciência de que somos capazes, elevando a alta-estima
e valorizando a pessoa, trazendo novo ímpeto e estímulo para a sua recuperação.
No Temaskal, a pessoa entra em contato direto com os elementos da
natureza (água, terra, fogo e ar), simbolicamente a Tenda representa o Útero da
Mãe Terra, promovendo um processo de renascimento em todos os participantes. O
ambiente interior da Tenda reproduz as condições do útero materno, é quente,
escuro e úmido. Os toques do tambor que acompanham o decorrer da cerimônia,
marcam o batimento acelerado do coração de um bebê.
Portanto, a Tenda é a terra, a casa onde entramos, o solo
no qual deitamos o corpo e entregamos nossas dores, é o que nos acolhe. O fogo
de uma fogueira exterior esquenta pedras que entrarão incandescentes e serão depositadas
no centro da Tenda. A água vertida sobre as pedras quentes
transforma o calor contido nas mesmas em vapor, que toca o corpo abrindo nossos
poros e permitindo à “medicina” das pedras curar. O vento é o que nos
refresca e nos dá vida, cada vez que a porta abre para recebermos mais pedras
e, finalmente, quando renascemos, saímos da tenda completando nosso parto! Uma
nova oportunidade, um novo tempo, um recomeçar. Neste ponto, observar-se que a
pessoas com qualquer adicção encontra uma nova
possibilidade de vida, desperta sua
fé e consolida seu propósito de cura.
[1] Palavra na língua indígena
Nauatl, originária do México, que significa “Casa de Limpeza ou de Purificação”.
Belo ensinamento sobre o xamanismo. Ahow!
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